Sumário Econômico 1542

Frustração de expectativas e cenário de incertezas levaram varejo a abrir apenas 2,2 mil lojas no primeiro semestre - Apesar do maior saldo semestral desde a segunda metade de 2013 (+16,7 mil lojas), a diferença entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais expôs a perda de fôlego da economia e as incertezas quanto à materialização de investimentos por parte do setor. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou de +20,7 mil para +5,2 mil a expectativa de abertura de estabelecimentos com vínculos empregatícios em 2018. Pelo segundo semestre consecutivo, o número de lojas com vínculos empregatícios no varejo brasileiro registrou aumento. O saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais geradores de postos de trabalho, que havia ficado praticamente zerado na segunda metade do ano passado (+218 unidades), voltou a crescer entre janeiro e junho deste ano ao contabilizar um incremento de 2.252 lojas.

Melhorando as exportações por meio dos transportes – Enaex 2018 - No Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) de 2018, do dia 16 de agosto, os meios de transporte foram abordados em dois momentos: em primeiro, no pronunciamento feito pelo secretário de Política e Integração do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Carlos Barros; e, em segundo, no sexto painel do Enaex, “Fatores para ampliar eficiência em transportes, reduzir custos de logística e elevar competitividade”. O tema do pronunciamento foi “Melhorar a logística de transportes é viabilizar a expansão das exportações”.

Intenção de Consumo das Famílias volta a subir - A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de agosto cresceu 0,6%, leve alta depois da retração de julho (-1,8%) e da queda em junho (-0,5%). Também mostrou que os efeitos da greve dos caminhoneiros foram parcialmente compensados. Depois do pessimismo de julho, quatro subíndices do ICF registraram crescimento, com destaque para o nível de consumo atual (+3,4%) e a perspectiva de consumo (+1,8%). A situação sugeriu que o susto das famílias com a greve dos caminhoneiros vai ficando para trás na medida em que os preços foram se acomodando nas semanas seguintes.

Processo de aprendizagem para idosos - A PNAD Contínua foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo. Uma vez por ano, exceto quando ocorre o censo, é ela a principal fonte de informações econômicas e sociais do País. A partir de 2015, contudo, informações da PNAD sobre o mercado de trabalho começaram a ser divulgadas em base mensal, substituindo a antiga Pesquisa Mensal do Emprego (PME), no que passou a ser conhecida como PNAD Contínua, cuja série se inicia em março de 2012.

Download

  • Sumário Econômico - Nº 1542 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.