Sumário Econômico 1545

Percepção de piora da economia atinge 72% dos varejistas - As frustrações decorrentes do fraco desempenho da economia permeiam, de forma cada vez mais frequente, as percepções das condições correntes por parte dos empresários do varejo. Na opinião de 72% dos entrevistados, houve deterioração significativa do cenário econômico brasileiro nos últimos meses. A desvalorização do real, o ritmo fraco do mercado de trabalho, as pressões de custos impostas pelo ritmo mais acelerado de preços administrados e o cenário externo mais desfavorável têm levado a economia e o comércio a um ritmo de crescimento mais fraco nos últimos meses. Dessa forma, o subíndice que captura a avaliação do estado corrente da economia brasileira encolheu 6,1% na passagem de julho para agosto. Pela primeira em mais de dois anos, retrocedeu no comparativo anual (-2,6% ante agosto de 2017).

Proposta de orçamento para 2019 prevê sexto déficit consecutivo nas contas primárias do governo - O Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2019 foi entregue ao Congresso no fim de agosto. A Lei Orçamentária Anual é elaborada pelo Poder Executivo e estabelece as receitas e despesas que serão realizadas no próximo ano. A lei compreende, além do orçamento fiscal, os orçamentos de investimento das empresas públicas e o orçamento da seguridade social. O Ploa de 2019 foi elaborado sob grande restrição orçamentária e incerteza em relação à mudança de gestão após as eleições. Apesar de prognosticar uma redução do déficit das contas primárias, a proposta prevê que, no próximo ano, as despesas alcançarão o teto permitido para os gastos, fato que não ocorreu em 2017 e muito provavelmente não ocorrerá em 2018, os dois primeiros anos de vigência do novo regime fiscal. A regra diz que o limite das despesas é equivalente à correção pela inflação acumulada em 12 meses até julho de 2018, aplicada ao teto estabelecido para 2018.

Crédito representa 46,4% do PIB - Dados mais recentes divulgados pelo Banco Central mostraram que o saldo das operações de crédito do sistema financeiro teve queda de 0,2% em julho de 2018 contra o mês imediatamente anterior, após quatro meses consecutivos de alta. O saldo total dos empréstimos e financiamentos alcançou o valor de R$ 3,1 trilhões no último resultado, representando 46,4% do PIB. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em julho deste ano, a variação foi de +2,4%, 4,4 p.p. acima da variação de -2,0% observada no mesmo período do ano anterior. Complementando essas taxas positivas - em relação à comparação anual, nos sete primeiros meses do ano -, houve um crescimento de 1,1% no crédito, a terceira variação positiva seguida.

Volatilidade do bitcoin - O bitcoin atrai por ser uma novidade para muita gente. Ano passado, atingiu maior valor (+1.000%) e depois caiu à metade. Hoje (19/09/18), a moeda virtual equivale a R$ 25.983,21. Com a nova tecnologia, produz curiosidades. Ele traz conceitos e os neologismos que facilitam o entendimento da sua evolução, para até mesmo ajudar na tomada de decisão de compra e venda. O mercado criou o halvening, conceito para diminuição pela metade da recompensa em bitcoins por blocos minerados, a cada quatro anos. Quando foi criado em 2008, o prêmio pela mineração era de 50 unidades da moeda (BTC). Quatro anos depois, com o halvening, a recompensa passou a ser de 25 BTC. De 2016 até 2020, caiu para 12,5 BTC.

Download

  • Sumário Econômico - Nº 1545 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.