Sumário Econômico 1551

Deflação eleva volume de receitas do setor de serviços em agosto - Quedas nos preços dos combustíveis e passagens aéreas eleva receita real de serviços em 1,2%. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduz previsão de queda para 2018 de -0,7% para -0,3%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada em 16/10 pelo IBGE, em agosto, o volume de receitas do setor de serviços avançou 1,2% na comparação com julho, já descontados os efeitos sazonais. Desconsiderando- se o atípico bimestre maio/ junho, esse foi o melhor resultado do setor para meses de agosto desde abril de 2017 (+1,4%). Apesar do maior avanço ocorrido neste ano, a alta de agosto sequer repõe a perda verificada em julho, quando na mesma base comparativa registrou- -se queda mensal de 2,0%.

Rota 2030 prevê novo programa de incentivos à indústria automotiva - Às vésperas do fim do prazo de vigência da Medida Provisória nº 843, de 2018, que instituiu o Programa Rota 2030, o modelo de incentivos ao setor automotivo é colocado em discussão. A comissão mista do Congresso Nacional aprovou o texto, na forma que foi elaborado pelo executivo, e, agora, será levado para votação na Câmara. Caso seja aprovado no Congresso, estima-se que os incentivos fiscais com o programa devam alcançar R$ 2,1 bilhões em 2019. O Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística substitui o programa Inovar Auto, que se encerrou no final de 2017, e foi elaborado em um contexto de profundas transformações no setor.

Efeito da taxa de câmbio sobre a inflação no Brasil - O repasse dos movimentos cambiais aos índices de preços de um país é denominado na literatura econômica de pass-through cambial. Em outras palavras, é o efeito da taxa de câmbio nos preços domésticos dos bens e serviços. O pass-through da taxa de câmbio pode ser definido como a elasticidade-preço da exportação-importação com relação à taxa de câmbio. O grau de pass-through mostra a variação percentual dos preços domésticos frente à variação de 1% na taxa de câmbio.

Consulta pública – Instrução Normativa do Ibama - Encerrada a consulta pública de 31 de outubro de 2018 em relação à minuta de Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o transporte interestadual de produtos eletroeletrônicos descartados nas diferentes fases da cadeia de logística reversa. A minuta propõe-se a especificar as hipóteses de obrigatoriedade tanto da Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos como da inscrição dos transportes nos cadastros ambientais federais, entre eles o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos.

Download

  • Sumário econômico - n.1551 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.